domingo, 21 de março de 2010

Chega de inquisição!

Vivemos na era da globalização. As informações circulam rapidamente e é quase inevitável não deixá-las à disposição de todas as pessoas que tem acesso a veículos de informação como jornais, revistas, televisão e internet. Quebraram-se as barreiras e, atualmente, podemos nos comunicar com qualquer pessoa e em qualquer lugar do planeta terra.

A imprensa, presente há anos na sociedade, é responsável por canalizar informações, registrar acontecimentos e passá-las para a população através dos meios de comunicação. Diante disso, podemos notar que a imprensa é extremamente importante para que cada indivíduo esteja bem informado. Porém, há casos em que a imprensa, querendo ou não, desagrada políticos, autoridades e importantes personalidades sociais por, muitas vezes, dizerem a verdade.

Durante a ditadura brasileira, os militares proibiam qualquer assunto referente à política nacional. Os veículos de informação se tornavam vazios, repleto de informações sem sentido. Até novelas e seriados, que faziam parte do entretenimento nacional, foram proibidas de exibir algumas cenas. Autores, jornalistas e fotógrafos foram perseguidos, parecia uma inquisição, tal qual aquela vivida na Idade Média.

O importante é reconhecer que essa época negra para a comunicação social brasileira não deve e nem pode se repetir. A opressão a artistas e intelectuais não é capaz de fazê-los improdutivos. A liberdade deve ser concedida para que haja produtividade e criatividade. Esse é o segredo. A opressão gera desconforto e cala o sentimento, o olhar, a crítica. Para se ter um Brasil cada vez mais íntegro e capaz de formar cidadãos críticos e conscientes é necessário que haja uma liberdade infinitamente garantida. Assim, teremos um país com intelectuais e jornalistas que, através de veículos de informação, formarão indivíduos conscientes e com importante papel na sociedade global.

Nenhum comentário: