sábado, 8 de novembro de 2008

Jornalismo. Será?


*Uma frase,Detonautas:"às vezes me esqueço e
quando vejo um outro
dia clareou, eu fiquei aqui..."



Eu nunca tive tanta certeza do que eu queria.Tive não! Tenho!E nos últimos anos, a certeza de aprovação no vestibular era tão grande que eu não me preocupava. Estudava sim, sempre.
Esse ano as coisas começaram a mudar. Eu deixei de ser aquele nerdisinnho sem óculos mas que detestava festa, carnaval...pra me tornar aquele garoto tido como emo por alguns, retardado por outros e famoso por uma minoria.Pra me tornar numa máquina consumista, uma pessoa "influente", social, educada e QUE deve manter a "imagem".pRA Me tornar aquela pessoa que bebe, que cai, que dança , que mesmo assim, quer Jornalismo!Eu era (e sou ainda!)aquele que adorava ler um livro, melhor, escrever um livro. Isso me faz lembrar do livro "Lolita EANSA", o escrevi nas serras monteirenses, numa casa aconchegante, pequena, com teto de madeira e bichos, pernilongos e vagalumes à noite.Eu não me importava (e não me importo!) escrever é o que interessa! E...mesmo que eu não tenha conseguido me concentrar nesse últimos meses à respeito dos estudos, eu estou extremamente confiante, seguro e cada vez mais consciente de que o meu futuro começa com Jorna e termina com lismo. Aliás, minha vida seria um pudim sem açúcar se eu resumisse meu futuro simplesmente assim. Eu gosto tanto de criar coisas, produzir e vir a concebê-las que, num futuro próximo me arriscarei num cinema, numa publicidade, numa fotografia.
Escrever sempre foi o meu passatempo. Eu passava (e passo) horas na frente de um computador, mas o meu facínio mesmo eram os pápéis. Tenho um baú, na verdade uma caixa, repleta de papéis, embalagens e até papel higiênico. Neles há rabiscos, esboços de desenhos, logomarcas e símbolos que só eu entendo. Neles eu também esboçava inícios de história pra escrever futuramente. Quando estou sem inspiração, mas louuuco pra escrever uma história de ficção, eu corro pra caixinha, pego um papel e começo.Por incrível que poça parecer eu lembro exatamente da história e me vem na mente todas as idéias que eu planejava para aquela trama.
Eu não me importo. Eu não me preocupo (mesmo morrendo de preocupação) com as pessoas que dizem estudar. É o melhor que elas fazem! Eu não posso me prender à isso. Cara! Eu confio na revisão e acredito sim, como disse a Mízia, em milagres. Eu creio sim que algo de bom pode acontecer em qualquer circunstância da vida. Basta acreditar e pedir. As duas semanas próximas serão de revisão. O Darwin vai fazer uma junção de todas as matérias e seus tópicos mais importantes. Não vou pregar o olho!, não vou dormir, vou virar a noite, sei lá!Eu não posso perder aquele meu entusiasmo, aquela minha certeza de aprovação.Eu nunca tive tanta vontade de passar e nunca tive tanta preguiça em estudar! Essa é minha sina.
Eu.Jornalista.Será?
Não vou me preocupar mais; durmo, logo o dia amanhece. Já passa das quatro horas da manhã. Chego exausto de uma noite de forró, meu pé está amassado, sem contar no bicho de pé.Eiiita bicho que não sai!Tô com fome, mas a preguiça não ajuda a ir na cozinha tomar um café. E há café? Sim , há café, porque vovó deixou duas garrafas na tarde anterior, está quentinho. Deixou também um bolo de coco dentro de uma sacola.Colocou meu leite na geladeira (geladinho como sempre!) e foi dormir. Minha mãe reclamou do dinheiro, estamos gastando muito (olha que coinscidência) com educação, escola, formatura,...Os livros estão sobre a mesa e a apostila de história aberta em "Invasões estrangeiras no período colonial do Brasil". Eu olho pra cama e ela está prontinha só me esperando pra deitar, encostar minha cabeça no travesseiro e orar. Meu computador também fez sua parte,só está aqui, exausto também, esperando que eu o desligue e tente dormir.O relógio também cumpre seu trabalho deixando soar esse barulinho, me lembrando de que os segundos e os minutos passam voando e que eu não posso perder tempo.Todos estão prontos, "preparados", cumpriram seu trabalho, seu dever. Só eu estou aqui, sem ânimo pra nada, com medo de viver.Vou seguindo em frente, alcançando o máximo que eu posso e seguindo o meu dom - sempre. Isso, pra mim, é o que realmente importa.
E viva a revisão!


PS [desabafo numa língua tribal]
*Vão se fuder os idiotas que pensam que passar no vest é que é o mais importante. Dizer "passei" ou "vou passar" não significa que você já alcançou o seu auge e está na sua melhor fase profissional.Não significa que você já está formado, porque até lá, minha filha, muita coisa vai acontecer e amores não exisem pra sempre.
Vão pra puta que pariu:

aqueles que acham que se drogar é viver
aqueles que usam camisinha
aqueles que tem vergonha de beijar
aqueles que tem medo de amar
aquelas que tem medo de dar
aquelas que só comem mato
aquelas que maltratam os animais
aqueles que não gostam de forró (brincadeira)
aqueles que não choram
aqueles que não pensam no outro
aqueles que te HUMILHAM, mesmo sem querer
aqueles que duvidam que Deus existe
aqueles que querem guerra
aqueles que acham que ser nerd é ser um ser diferete (quanto sofri)

BUSH
GUGU
FAUSTÃO
LUCIANA GIMENEZ
REDE TV
CHICLETE
NOZES
PÃO DE QUEIJO
TORTA DE MAÇA
HITLER
PADRÃO DE BELEZA

Vão todos pra barca do inferno!
Saudoso Gil Vicente..


Me traz inspiração:

MINHA MÃE
MINHA FAMÍLIA
MINHA CIDADE
WALCYR CARRASCO
NOVELAS
MUSEUS
PASSAROS
RUA
INTERNET
MÃOS
HISTÓRIA
JORNAL (ANTIGO DE PREFERÊNCIA)
MARTHA MEDEIROS
VANESSA DA MATA
CACHORROS
FILMES
MOSAICO
RIO
CHUVA! (QUE SAUDADE)
CACHOEIRA

2 comentários:

Anônimo disse...

Léo, Fico feliz e orgulhosa de ter uma pessoa como vc ao meu lado todos os dias no colégio!!! Quero te dizer um única coisa: Vc tem talento, mais do que acredita ter!! Então não desista jamais dos seus sonhos!!! Como eu já te disse: "É jornalismo que vc quer? É jornalista que vc será!" Que Jesus te ilumine sempre! Vc já é um milagre vindo do céu e os milagres acontecem sim, basta acreditar, ter fé nesse Deus maravilhoso! Amo vc! Bjo Mizia

Anônimo disse...

Léo!
Eu amei o seu texto!
Você realmente tem talento pra coisa!
Já te vejo como aqueles grandes blogueiros espalhados por aí.

Você tem tanto talento que achei até que eu não sirvo pra Jornalismo!
ashuashaushaushuhaushahushash

Ia adorar estudar com você na UFES, mas já que não quer, esbarro com você nas redações dos jornais da vida.

beijo grande e já add seu blog nos meus favoritos!
;*