quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Aquelas pessoas...



*ler tendo vista que as palavras ESSA PESSOA e AQUELA PESSOA designam pessoas diferentes. Ok?

Ontem fiquei muito magoado, triste, querendo esquecer de mim.Eu queria fugir sem ter que dar explicação pra ninguém, mas, na realidade, tinha que prestar contas comigo mesmo.Errei?Sim, erramos, falamos, julgamos.Aconteceram coisas que me fizeram enxergar outras coisas, enxergar outras pessoas e descobrir que, ao meu redor, vivem anjos que estavam escondidos atrás dos meus sentimentos vadios.Anjos que pegaram na minha mão, anjos que falavam baixo, anjos que, junto comigo, choravam.Anjos que mudaram o rumo das minhas lágrimas.
Caí em profundo sentimento de desprezo.O que eu teria falado, se não a mais pura verdade? Porque eu esconderia algo tão real?Eu precisava chorar e jogar pra fora tudo o que eu não conseguia assimilar.Eu estava mudo, não conseguia falar! Eu estava cego porque as lágrimas já embaçavam minha visão, molhavam as minhas folhas de caderno em branco.Eu já não ouvia mais.O professor continuava a falar e eu continuava sem o ouvir, sem o ver, sem aprender.Estava preso aos meus próprios sentimentos.Estava cheio, preocupado com todos os motivos que me faziam chorar.Na minha mesa chegavam bilhetes aos montes.Meus amigos - meus anjos! - queriam saber a origem das minhas lágrimas, queriam saber as raízes daquilo que eu não plantei, mas que um pássaro, vagabundo, plantara, roubando a semente mais podre do meu coração.Aquilo germinou rápido e as raízes estavam crescendo por todos os lados.
Aos bocados, fui tentando ler o bilhete mandado por certa pessoa. Sim! Haviam mais pessoas envolvidas na história do que eu mesmo, meus anjos e o professor.ESSA PESSOA me decepcionava, me humilhava e dizia coisas que eu não era obrigado a ouvir.Talvez sim.Talvez eu fosse obrigado a entender que esse pessoa havia mudado.Que ESSA PESSOA estava rasgando, com suas próprias mãos, o meu coração.Rasgando as minhas palavras, os meus pensamentos, amassando aquele esboço de uma explicação mal planejada. ESSA PESSOA desprezou meus sentimentos, desprezou minhas raízes, aquilo que vinha de mim.ESSA PESSOA estava sem sentidos e ão enxergava o óbvio do problema.ESSA PESSOA não me ouvia, mesmo eu mudo.ESSA PESSOA que já me fez rir, chorar, me apaixonar...hoje, me fez sofrer.
Suportei as dores e continuei a chorar.Eu fechava os olhos e, em vão, os abria na esperança de enxergar, acima de tudo, respostas.Mas eu só via penas em movimento, só via asas batendo forte e preocupadas.Por um instante ouvi harpas, vi auréolas, senti um vento leve tocando o meu rosto, tentando, inutilmente, secar minhas lágrimas."Retomei os sentidos".Retomei a chorar.E eu não parava.Meus anjos!
ESSA PESSOA, pra mim era muito querida, eu a amava (e amo) de verdade.ESSA PESSOA me deixava com dúvidas, me deixava confuso, me fazia criar dúvidas e perguntas que, antes, não existiam.Eu criava (e surgiam) perguntas sem respostas.Perguntas insalubres, cálculos incalculáveis!Eu já não entendia.Aliás, entendia sim.AQUELA PESSOA havia me traído.Eu já podia esperar isso DAQUELA PESSOA.Ela queria me ver pra baixo e destruir a amizade que existia entre eu e ESSA PESSOA. ESSA PESSOA que passou em mim e ficou.ESSA PESSOA que, desde minha tenra infância, me acompanhou e, mesmo ausente, fazia parte dos meus pensamentos e estava sempre na minha lista de convidados.ESSA PESSO que dividia comigo segredos, que compartilhava desejos, que me fez perder meus medos.ESSA PESSOA que me deu uma carona prum lugar e até hoje estou lá, dentro do seu coração.ESSA PESSOA que me fez ser mais homem, que me fez crescer e ir bem mais além daquelas minhas ambições tímidas. ESSA PESSOA que, por mais pouco que tenha sido, contribuiu para que eu pudesse desenvolver aquilo que é minha paixão.ESSA PESSOA que me trazia a paz, que me apresentou pessoas, que revelou nossa foto, que tentou me esconder, que ria pra mim, que chorava pra mim.ESSA PESSOA que acendeu a lâmpada necessária pra iluminar caminhos que eu não via.ESSA PESSOA que, depois de me fazer sofrer, usar a razão e se arrepender, deu-me um beijo na bochecha com cheiro de melancia. (era melancia?Talvez morango...não sei, meu olfato ainda estava afetado!).ESSA PESSOA que existe, que é real e não passa de um sonho idealizado e banal.Não podemos der idealizados nem, tam pouco, idealizadores.Podemos, sim, sonhar e traçar metas.Somos seres humanos e, por mais triste que isso possa parecer, estamos sujeitos a crítica, a elogios, enfim.Estamos a mercê de pessoas, de pássaros que só querem semear aquilo que é ruim. Estamos sempre a mercê DAQUELAS PESSOAS, estamos a mercê do mundo, perdidos em peças de quebra-cabeça que estão, multiplicadas vezes, mais perdidas que nós.
A frase: "seres humanos não podem errar", talvez seja a junção de palavras mais tosca que ouvi em toda a minha vida.Estamos sempre sujeitos a erro, a fantasia, a falhas utópicas, a visões, a imagens que não queremos ver.Estamos constantemente, sendo convidados para o Grande Baile de Carnaval que é a vida.AQUELAS PESSOAS devem existir para que nós aprendamos com ela, para que a amizade se fortaleça mesmo nos sofrimentos e nas lágrimas.Para que enxerguemos, sem maquiagem, AQUELAS PESSOAS que estão do nosso lado.Para que enxerguemos, acima de tudo, os anjos que nos querem bem e que estão sempre dispostos a nos mostrar a verdade irreal e opaca.Dispostas a trazer a esperança, a paz, o sorriso.
Por ESSA PESSOA entreguei meus sentimentos.Foi por ESSA PESSOA que me apaixonei.Foi por ESSA PESSOA que, na escola, deixava pegar minhas canetas.Foi por ela que eu chorei, por ela que eu ficava horas, por puro prazer meu, fazendo-a entender a história. Foi por ela que fiquei rouco de tanto gritar num desfile, por ela fiz uma faixa.Por ela, coloquei um cd num som, certa vez, e liguei pra ela deixando rolar a música "velha infância". Quando me dei conta ela estava do meu lado sorrindo e com seu telefone no ouvido,Foi por ela, e por outras pessoas que amo, que escrevi um livro. É essa pessoa que, mesmo querendo, não vai sair, dos meus pensamentos, da minha memória.É essa a pessoa que me irrita na topique e diz coisas que eu não disse, que fala de mim morrendo de rir, que me deixa sem cabelo (literalmente), que me faz ficar preocupado com as minhas crises apêndicas.É ESSA PESSOA o meu porto seguro e, por que não, a minha melhor agência bancária pra empréstimo. ESSA PESSOA que, jamais AQUELA PESSOA vai roubar de mim. ESSA PESSOA "retardada" mas que eu amo imensuravelmente.Foi com ela que chorei a morte de amigos queridos, compartilhamos a dor...e isso é lindo! Foi com ela que estudei (e estudo).Foi com ela que brinquei, briguei, chorei muito.
Eu não vou esquecer jamais dESSA PESSOA que, até hoje, tem nojo ao lembrar do dia em que arremessei uma manga contra sua barriga.ESSA PESSOA que não me fez temer e trouxe a "alegria" que é beber. ESSA PESSOA que, na formatura infantil, tentou o fazer o possível para não mostrar que esqueceu o texto. Nunca fecharam a cortina.Aliás, ela estará sempre aberta, forte e pesada.E eu vou contra AQUELAS PESSOAS que tentam, através das simples coisas ou com um pedaço de papel, apagar as luzes do palco e fechar nossa cortina, mas não conseguem.É inútil.O espetáculo está cada vez mais homogêneo, os personagens estão mais conscientes, mais fortes e maduras.No cenário utópico lá estão nossos anjos, nossos demônios, nossos sonhos...ESSA PESSOA que me aborreceu, que me magoou e que me fez sofrer, é a pessoa a qual devo grande parte do que sou.É a pessoa que me faz acreditar, a cada dia, que é possível ter e cultivar amizades, realmente verdadeiras.É a pessoa que eu faço questão que me entende e que jamais dirá que o que eu digo só são palavras bonitas.É a pessoa que eu vou guardar pra sempre naquele baú entreaberto de infância, onde guardo cartas, fotos e bilhetes.É a pessoa que vou ter, pra sempre, como uma amiga, uma irmã, um anjo.


*************************************************************************
Certamente algumas pessoas não entenderão o texto. É mais um desabavo, um texto pra mim jogar pra fora sentimentos, mesmo assim orbigado a todos.E viva a amizade! Pra sempre!

Um comentário:

Gabrielle Saraiva Bandeira disse...

Baterei minhas asas sempre que precisar. Tenho como plano, não utópico, desenvolver, ainda que a a distância, a nossa amizade. Eu sinto que pode continuar. Léo você tem uma grande admiradora ! Admiro os seus sentimentos, compartilho de muitos gostos, e simplesmente me encanto com as suas bobeiras. Não o vejo como triste, e muito menos depressivo.EMO ? E o que seria EMO ? Apensas mais um rotulo, que "AQUELAS PESSOAS" criam pra menosprezar quem as causam perigo. Sabe o que vejo? Vejo apenas uma pessoa que não se aliena. O que na verdade, deveria ser o normal. Uma pessoa que se conhece, que comungar de sua essência dia a dia e saboreia viver consigo mesmo se necessário.
Meu caro amigo, TE ADMIRO !