sexta-feira, 28 de março de 2008

Rumo

Quanto à ele, sinto em dizer, mas é incerto. Posso ser incompreendido nas idéias por muitos, mas o importante é que eu me entendo e isso é que importa. A quantidade de amigos que possuo é suficiente para saber que meus conceitos não estão errados. Por variadas vezes sempre digo: prefiro olhar, admirar, ou simplesmente criticar (mesmo que seja com os olhos). O olhar diz muita coisa e pode ser muito mais intelectual que um livro com diversas palavras abstratas, soltas, sem rumo. É referente a esse rumo que digo. Sim, há os rumos da vida, que querendo ou não, um dia teremos que tomar, mas digo desse rumo de idéias, dessas controvérsias entre o certo pra mim e o certo pra fulano. Não me importo que os outros me chamem de doido ou simplesmente retartado por preferir ficar em casa num sábado apreciando um Carlos Drummond de Andrade do que ir a uma festa dita imperdível.
Alguns lugares pra mim não tem rumo, ou melhor, tem sim. Muitos acabam por estragar aquilo há de mais precioso e o rumo tido como certo é jogado num rio tietê.Muitas vezes nos levamos pelo racocínio incertoe duvidoso do amigo. Muitos rumos nos atraem, mas só um está no nosso destino. Não acredito nessa coisa de 'vida predestinada', mas acredito que ela depende de tudo o que a gente faz e quer. De onde viemos - não vale 'do ventre de nossa mãe' - e para onde vamos - tbm não vale o caixão, ou o inferno, por exemplo-?.
A humanidade caminha 'com passos de formiga e sem vontade' já dizia Lulu Santos. A humanidade caminha sem rumo. Nas ruas pessoas correm apressadas para o nada. As coisas não vão desaparecer. O que vai realmente sumir são nossas expectativas de vida, nossos planos e projetos se não escolhermos ou simplesmente encararmos um rumo. No dicionário o rumo é:Cada uma das direções marcadas na rosa-dos-ventos. Caminho, direção.Portanto, já está mais do que na hora de escolher uma direção, ou criar. Eu já crio expectativas e medos, ansiedades e até mesmos crises de depressão quanto ao rumo que, como disse é incerto. O ditado diz que devem haver muitas pedras nesse caminho e que devem ser superadas. Eu penso o mesmo e mais ainda: Existem pedras que saem do lugar, nos perseguem, criam vida e só serão sanadas se a tratarmos com um carinho especial. Sim, um carinho fora do normal. Eventualmente pedras são situações ou pessoas que vieram de um mundo muito quente que eu prefiro nem comentar aqui, mas é preciso tratar tudo com humildade. No final nos orgulharemos de termos criado nosso próprio rumo, traçado nossas próprias linhas e derrubado estereótipos quanto às divergentes idéias existentes no mundo.
.
Termino com uma frase expetacular de Alexis de Tocqueville
.
"Mais que as idéias, são os interesses que separam as pessoas."

Nenhum comentário: