domingo, 19 de dezembro de 2010

Publicar um livro, publicar uma história.

Não sabia que publicar um livro fosse algo tão desgastante. Já reli a minha obra várias vezes e, ainda assim não me sinto seguro para enviar o livro à editora. Lançar um livro me exige uma responsabilidade tamanha. O livro, admito, não está lá tão ruim. Gostei do que escrevi e da forma como tratei a trama e os personagens. Essa história, a história de “A herança” vem ocupando a minha cabeça e a minha imaginação desde 2008, quando surgiu tímida e começou a ganhar contornos a partir de 2009. A história amadureceu bastante e eu também amadureci, desenvolvi o meu escrever, fiz oficinas audiovisuais, tive aulas de redação na faculdade, aumentei o meu vocabulário. O livro se enriquecia cada vez mais. A insegurança permanece, mas diminuiu ao longo do tempo. O tempo me deu tranquilidade para pensar e repensar na história que inventei, na sua possibilidade real.
Depois que finalizei a história, ainda este ano (2010) me surpreendi ao ler, pela home page da BBC Brasil, a notícia de uma senhora australiana milionária que deixa de herança para as filhas apenas o equivalente à R$2,50. Dois reais e cinquenta centavos! Houve indignação por parte das filhas que reivindicam a herança e questionam a insanidade da mãe ao escrever o testamento.
Fiquei chocado. A história de “ A Herança – A incrível história de Marie” é basicamente isso! Mas a minha história é original e, embora a sinopse seja quase a mesma (uma mulher que não deixa quase nada à neta), o livro percorre por muitos mistérios e segredos. O livro não fala só da herança, mas usa isso como linha para se contar outras tramas, identificar perguntas e, mais tardes, identificar respostas. O livro, em si, tem como pano de fundo uma rica pintora francesa que, já em fase de vida terminal, deixa para a neta apenas o seu diário e um palacete na América. A milionária escondia de todos a decadência da família. O que o livro procura explorar, porém, é como que uma pessoa (no caso a personagem Marie), sempre acostumada no luxo, consegue sobreviver em meio ao caos de um palacete fúnebre no Brasil. Aí é que começa a trama. O livro inteiro conta a vida de Marie e sua frustração quanto à falência da família. É uma história de neta e avó, uma história de amor. O livro, confesso, traz uma história bucólica. Em certos momentos alguns podem, até , se emocionar, rir e chorar, mas o final, garanto, promete muitas reviravoltas em tudo o que o leitor pensou até então.
Na foto, a britânica milionária da notícia.

2 comentários:

Marcos Silvério disse...

Leonardo,

Muito legal o seu blog. O livro parece muito interessante também. Estou curioso. Sai no começo do ano?

Quanto à "Passione", que você falou da abertura, realmente achei fantástica, mas aquela música é de brochar qualquer um. Aliás, de onde saiu aquilo?

Beijos.

Anônimo disse...

Adorei a ideia do livro. Vai ser lançado em território nacional ou terá um veículo pra gente de São Paulo comprar. Estou conhecendo seu blog agora, ainda li sobre como adquirir o livro. Me conte depois.

Vieira Gama