quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Como é um lançamento de livro?


Já sei escrever um livro, já sei como publicar um livro, mas como seria o lançamento de um livro? Procurei na internet algumas referências. Sempre coisas muito bucólicas. Autores em suas livrarias, sentados a uma mesa de vidro esperando que seus amigos apareçam para prestigiá-lo. Em alguns há um evento, há momento para discurso etc.
Aqui em Muqui as coisas são ainda mais formais: faz-se, verdadeiramente, uma festa para o lançamento. Mesas, cadeiras, comida e bebida. Claro, no meu caso não ia ser diferente. E, como eu adoro fazer uma festa (na verdade organizar e planejar) não tinha coisa melhor: Sou taxativo nos detalhes, na lista de convidados (sim, haverá lista de convidados, porque, afinal de contas, não vou alimentar 5 centenas de pessoas!), nos próprios convidados, na arrumação, no coquetel, no vinho, em tudo!
Acreditem: o orçamento da festa já superou o orçamento do livro! Um absurdo. Mas eu me dou este direito: é o meu primeiro livro, é o meu primeiro passo e, tudo isso, com 19 anos! Eu mereço. Mereço, também, calar a boca de muita gente que menospreza o trabalho alheio, que alfineta com espinho, que faz as pessoas sangrarem. Quero dizer com todas as letras e para todo mundo ouvir: estou lançando um livro por mérito meu, com dinheiro meu! Me perguntam: não seria muito ridículo e patético dizer isso? Não! Numa cidade onde as coisas acontecem como no feudalismo é importantíssimo que se tenha a noção de que alguns, para crescer, precisam se alimentar de si mesmos, serem seus próprios patrocinadores.
Mas confesso que o mérito não é só meu. Como disse, os orçamentos estão tomando proporções gigantescas e, por isso, precisei de uma ajuda dos meus pais. Eu não conseguiria, porém, pensar em lançamento de livro se não tivesse ganhado um premio num festival de vídeo. O Cel.U.Cine (festival de micrometragens do Rio) foi, sem dúvida, o responsável pelo impulso, foi o premio que chegou e disse: estou aqui para poder realizar um de seus sonhos. Os meus sonhos são muitos: viagens, objetos de consumo. Mas, antes de pensar em qualquer futilidade, pensei na minha carreira. Pensei: vou lançar o meu livro. Depois pensei de novo: Mas qual deles?
Tenho vários livros, histórias que surgiram na pré-adolescência quando eu ficava sozinho no meu quarto, assistindo TV e pensando na vida. Mas, definitivamente, a história mais “madura” que escrevi e que já estava praticamente pronta era “A Herança – a incrível história de Marie”. Um romance que começou tímido em 2008, mas que ganhou proporções atípicas quando virou roteiro de filme. A história amadureceu e se enriqueceu. Estou orgulhoso. Orgulhoso por estar investindo em mim mesmo e, ao mesmo tempo, me sentir realizado com isso. Sinto um tesão absurdo quando penso em lançamento de livro, quando penso em escrever livro, quando penso em escrever história, quando penso em gravar história.
Espero que o lançamento do livro seja um evento em que eu consiga exprimir muito dessa minha vontade de ver as pessoas cada vez mais propositadas em investir em si mesmos, em se transformarem na principal porta de entrada para um futuro cheio de oportunidades.

2 comentários:

Paula Baiadori disse...

Olá,
O agBook, da AlphaGraphics, publica livros sob demanda de forma fácil e totalmente gratuita. Para publicar, basta acessar www.agbook.com.br e efetuar seu cadastro.
O principal objetivo do agbook é apoiar novos escritores brasileiros e ainda oferecer todas as técnicas para que o autor não somente publique o seu livro como também o promova de maneira eficiente.
Coloco meus contatos à disposição para qualquer dúvida pbaiadori@alphagraphics.com.br
Abraços.

Anônimo disse...

Admirável sua capacidade de acreditar nos teus próprios sonhos. Gostaria muito de um contato mais próximo de ti... Mas veja bem, não quero parcerias, nem nada disso. Sei exatamente que pra você isso seria muito chato. Quero apenas conversar trocar ideias, pois te analisando em teus vídeos é perceptível o quanto deve ser uma pessoa legal pra se ter contato. Se rolar, deixo meu e-mail pra futuras conversas. Sendo este meu msn também... Não custa né? é sempre bom ter pessoas ousadas no seu roll de amigos.

gamah_@hotmail.com

Vieira Gama