quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Lustres: assumidamente a minha paixão.


Numa viagem fora do país, asseguro, o que mais me impressionaria nas galerias de arte, palácios e castelos seriam eles: os lustres. São as minhas paixões. Os lustres deixam qualquer lugar elegante. O da casa da vizinha, o da catedral, os das festas de casamento, os das lojas, os dos bares. Curto muito, desde os pequenos até os mais indiscretos, enormes. Recentemente premiado no Cine Odeon, o que mais me chamou a atenção lá dentro foi ele: um gigantesco lustre. Tirei foto e salvei junto às outras tantas que coleciono numa pasta do computador.
Quando assisto a alguma produção na TV também me encanto com a volta que a câmera dá pelo lustre através da grua que gira em torno dele antes de seguir focando a cena que acontece lá em baixo, em alguma sala ou salão. Em Alma Gêmea e em Chocolate com Pimenta, por exemplo, esse recurso foi utilizado muitas vezes. Como são novelas de época, os lustres,quase sempre eram os “protagonistas” de qualquer cenário. Desde o da loja da fábrica de chocolates (em Chocolate com Pimenta) até a pomposa casa da Ana Francisca (também da mesma novela). Quem não se lembra, por exemplo, da tinta verde que descia do teto de um salão, atravessava o lustre e caia sobre a cabeça da Aninha, sendo humilhada no dia da formatura do colégio em Ventura, cidade criada por Walcyr Carrasco?
Muitos outros objetos cenográficos épicos também me chamam a atenção, mas qualquer lustre me deixa babando de admiração.

4 comentários:

Inquietações, História, Filosofia e Aspirinas disse...

Leo, entrei pela primeira vez no seu blog, deixo aí meu msn para nos comunicarmos mais. Gostei muito do vídeo do AGDS, fico no aguardo. abços
alessandrohack@hotmail.com

Cleber França disse...

Leo.

Grande talento.

Parabéns pelo blog e sucesso pra você.

Jamais desista da caminhada, apesar das traidores pedras e ilusórios intransponíveis muros; afirmo que vale a pena.

Forte abraço.

Cleber França disse...

Leo.

Grande talento.

Parabéns pelo blog e sucesso pra você.

Jamais desista da caminhada, apesar das traidorAs pedras e ilusórios intransponíveis muros; afirmo que vale a pena.

Forte abraço.

ALEX SPINOLA disse...

Leo, parabéns pelo vídeo e pelo blog, ambos são um primor.