segunda-feira, 2 de maio de 2011

Um castelo escondido na serra




Pedra Azul coberta pela nuvem


Eu não posso dizer que sou um exímio capixaba. Sendo natural do sul, na cidade de Muqui, era de se esperar que todos os costumes e todas as minhas viagens estivessem muito mais direcionadas para o Rio de Janeiro. O meu conhecimento acerca das realidades do Espírito Santo, confesso, são limitadíssimas.
A primeira vez que cruzei a cidade de Venda Nova do Imigrante rumo à região da Pedra Azul foi em meados de 2009, quando eu e Mariana tivemos a ideia de gravar parte das cenas do nosso filme “A Herança” no Aroso Paço Hotel, uma construção moderna em estilo grego localizada em Domingos Martins. Foi a primeira vez que eu subi a serra capixaba. E foi muito breve. Em apenas um dia gravamos todas as cenas possíveis no hotel e voltamos, no mesmo dia, para Muqui. Tínhamos poucos recursos para gravar um filme de época feito em câmera digital. Uma aventura de jovens amadores cheios de criatividade! Ainda bem que o Aroso nos recebeu da melhor forma possível. O gerente, que tem muita afinidade e gosto por cinema liberou o espaço para as gravações e nos acolheu com uma gentileza invejável.
O fato é que a primeira vez que subi a serra capixaba não foi a passeio, mas há “trabalho”. Conheci apenas o hotel e a vista privilegiada da Pedra Azul.

Depois de dois anos, com o filme pronto, voltamos ao Aroso em 2011 dispostos a exibir a produção para o gerente e o respectivo dono do hotel apenas. A viagem foi mais uma vez breve, mas pudemos sentir, de novo, o clima agradabilíssimo da serra espírito-santense. Elogiados pelo trabalho desempenhado no filme o dono do hotel ofereceu o espaço do Aroso para o respectivo lançamento da obra, além de oferecer estadia, jantar e café da manhã para a equipe do filme durante o evento.

Ficamos extremamente encantados com a hospitalidade e com a forma como nos trataram. Mais ainda: fiquei impressionado em como continuam preservadas as paisagens naturais e arquitetônicas daquele lugar. Como eu poderia estar tão próximo e, ao mesmo tempo, tão distante daquele universo?

Não há nada melhor do que curtir o friosinho do inverno num lugar aconchegante. E pelo pouco que pude observar, a serra capixaba oferece grandes oportunidades para um ótimo passeio e um agradável descanso.




Marcelo, Leandra, Amanda, eu e Mariana (a equipe de trabalho que eu mais amo)


Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Leo...gostei dos seu comentarios falados sobre o Aguinaldo Silva e vi que ele disse que havera o master class 3..mas meu tempo é muito corrido e nem sempre aceso a internet com frequencia...apesar de tudo gostaria de mostrar meu trabalhos à Aguinaldo Silva mas não sei como ..gostaria de saber se vc poderia ,me ajudar se vc puder é claro..podera me ajudar da cmelhor formar possivel...umas delas é me enviando a data de inicio do Master Class...Bom eu su nasci no Maranhao mas moro em Curitiba...Meu e-mail de conattoé: valter_v7@hotmail.com ou valter_v7@yahoo.com. Obg pela sua atenção. Parabéns pelo seu trabalho.