sábado, 13 de junho de 2009

Criança com medo


Eu tenho muitas recordações do passado. Da escola, dos amigos, das festinhas e até das brigas. Os ensaios, os trabalhos, os professores! Tantas características, tantas lembranças que, se tivesse com bastante tempo acumulado, poderia descrever detalhadamente tudo o que acontecia naquelas manhãs antigas. Uns poucos amigos já estão trabalhando, já estão desvinculados à mim e, quando os encontro pelas ruas, nem sequer trocamos um cumprimento. Alguns se mudaram, mudaram de rumo, trajetória. Uns foram para o Rio, Minas ou para o céu. Alguns já são pais, mães de família. Uns com tantos rumos, outros sem nenhum caminho, nenhuma fava de esperança.
Há, sim, vontades de voltar no tempo. Vontades de reviver e não de mudar nada. Vontade de voltar a ser uma daquelas crianças que tinham medo do futuro. Achavam tudo incerto, tinham muitas dúvidas. Sim porque, naquela época eu tinha muitas dúvidas. Hoje, tenho uma infinidade delas. Milhões de perguntas relacionadas (quase sempre) à ele: O futuro.
Mas passei a me acostumar com a barata inércia das perguntas. Elas aparecem, depois são rapidamente dissolvidas, resolvidas, correspondidas e, finalmente, acabadas. Digo “rapidamente” porque o tempo passa tão rápido que o que o que é futuro já é presente e o presente se torna passado tão rápido quanto. Por isso acho as perguntas relacionadas à futuro tão efêmeras, passageiras e tão insignificantes. Porém, entristeço-me ao lembrar que, mesmo sendo insignificantes, não podemos desprezar sua incômoda existência.

Nenhum comentário: