terça-feira, 29 de março de 2011

Lançamento do meu primeiro livro: Sorry, eu tenho e quero mais!

Foram meses e semanas de extremada produção. Decoração, iluminação, buffet. Tudo pensado com carinho e nos mínimos detalhes. Perguntam-me: Mas pra que tudo isso? Talvez seja a felicidade do primeiro, a emoção de um livro que parece o primeiro filho. A primeira festa, a primeira publicação. Passou. E foi ótimo, foi lindo. Falei além da conta, superei meus medos, frustrações. Homenageei meu avô, minha inspiração, a pessoa pra quem eu dediquei o livro. A data (26 de março de 2011) foi marcada propositalmente. Dia 25 meu avô, também escritor e poeta, completou 85 anos de vida. A homenagem, é claro, contou com os parabéns dos convidados e um bolo especial. Bom, quando apanhei o microfone, respirei fundo, pois sabia que muito do que ia sair da minha boca não ia agradar certas pessoas (incluindo o secretário de cultura do estado do Espírito Santo, prefeito e vice-prefeito da cidade que estavam presentes no local). Critiquei muito. Foram críticas e observações severas que, mais tarde, se repetiram entre os convidados do bate-papo que promovi com escritores locais. Posso dizer que foi uma festa, pois, quando comecei a autografar os livros de alguns convidados, recebi deles os “parabéns” pela coragem, pela ousadia. Compartilharam comigo a mesma opinião e disseram: “Muitos queriam dizer o que você disse”. Nunca imaginei que as pessoas tivessem tanto medo de falar o óbvio. Não tive medo. Não me deixei levar por discursos discriminatórios, não quis parecer simpático, agradecer a presença do secretário disso e prefeito daquilo. Foi como tinha que ser: polêmico. As pessoas se assustaram. A festa estava linda e fiz questão: imponência, flores, lustres (minha paixão), iluminação, telões de plasma, croquetes, vinho, enfim. Quis mostrar: olha do que ele é capaz. Cidade pequena, infelizmente é assim: se você não faz um convite lindo e não trabalha feito cão pra deixar uma festa parecer a mais rica possível, as pessoas não vão dar valor algum para o que você disser. Tolice? Sim. Podia eu fazer algo simples, mas quis fazer muito. Quis deixar as pessoas intimidadas e não deixá-las me intimidar. Secretário de Cultura do Estado chegou, agradeci a presença, me mostrou sua filha recém nascida e disse: “Olha a futura escritora”. Eu disse: “Okay, sejam bem vindos”. E saí. Importância a gente tem que dar pra quem precisa e, principalmente, pra quem merece a minha admiração. Reconhecer que você tem talento e, principalmente, reconhecer que você pode muito mais do que o outro é fundamental para reconhecer o que pode e o que precisa ser mudado na sociedade e na administração pública. Secretário de cultura local não compareceu, nem mesmo seu “capataz”. Mas eles já desconfiavam que iria dizer muito, muito do que estava engasgado, desde a época da problemática “Tenda Alternativa de Cinema” que queríamos montar no centro da praça da cidade e conseguimos, mesmo sob ameaças. O lançamento foi como eu queria: polêmico. Fiz um bate-papo com escritores para levantar, ainda mais, discussões. Queria que as pessoas saíssem do evento com pulgas atrás das orelhas, cochichos, comentários e críticas. Depois do evento me perguntaram: “Você não tem medo de uma contra-revolta?”. Dei gargalhadas. Se eu disse tudo o que eu disse naquele microfone é porque eu, definitivamente, percebi que não preciso mais da administração pública e nem mesmo de políticos para lançar e editar os meus livros, escrever as minhas histórias, fazer um teatro, gravar um filme. Tudo foi com dinheiro pessoal, com dinheiro de prêmios humildes que ganhei no ano passado. O dinheiro, agora, já acabou, mas a gama de ganhar outros prêmios continua. E, se alguns, pensam que acabou. Sorry. Está apenas começando! Para Julho estou preparando mais dois livros de ficção e um evento com mais atrações culturais na pequena cidade. Se a Secretaria de Cultura de Muqui não faz, eu faço. E, melhor, sem gastar nada, pois nenhum dos convidados para o bate-papo cobrou um só vintém. O microfone ganhei de cortesia de um amigo e o espaço é fácil de conseguir. Ou seja: não fazem nada porque não querem. Estão apenas acomodados com o dinheiro no final do mês. Nada muda. Se fizer um projeto, correr atrás e fazer eventos culturais o dinheiro continuará o mesmo que se não fizer absolutamente nada. Depois da festa, percebi nas pessoas comentários, elogios e críticas que me fizeram respirar fundo e agradecer a Deus este grande dia.





















10 comentários:

ALEX SPINOLA disse...

Léo,

essa é aquela hora mágica onde podemos literalmente tocar os sonhos......

a gente quer ter voz ativa
no nosso destino mandar
mais eis que chega a roda-viva
e carrega o destino pra lá
Chico Buarque

Hoje, lendo a sinpose de AMÉRICA, de Glória Perez, e acompanhando o ASDigital, encontrei essa frase que ela usa na apresentação de parte da trama....

Araços, querido!

Jussan Silva e Silva disse...

Acho que agora as pessoas se atinaram com quem estão lidando! Inteligência e criatividade realmente são atributos cada vez mais "raros" hoje em dia. Se Muqui não acordar e o próprio Estado do Espírito Santo não começar a valorizar os seus talentos, meu amigo, as coisas vão piorar! Mas se eles pensam que vçao calar a nossa voz... coitados! 2011 acabou de começar.. bobinhos!
Léo... tô contigo!

Abraços!!!

Spectro - Méier disse...

Rapaaaaaaz, tu vai longe !!! Parabéns pela iniciativa e dose de ousadia ! Você tem muito talento e, consequentemente, muito chão a percorrer. Bola pra frente e fica aqui um humilde registro para uma pessoa batalhadora e talentosa. Mais uma vez, PARABÉNS !

Unknown disse...

Abusado hein, rapaz! Que toda essa energia renda excelentes projetos, sempre!

Paula V.

Marcos Silvério disse...

Léo,

O que foi isso? O lançamento de um livro ou a festa do Oscar? Quanto luxo, quanto requinte! Não me lembro de ter visto algo semelhante nem nos lançamentos dos nomes famosos da ABL...

Você é mesmo abusado e tem o "Q" dos vencedores!

Cada vez mais me convenço de que você tem estrela. E se ela já brilha hoje, imagine daqui alguns anos, quando este talento estiver ainda mais lapidado, e a vivência lhe trouxer ainda mais experiência e conhecimento para ultrapassar e vencer os pequenos e os grandes obstáculos?

A estrada é longa, garoto, mas a vitória será a sua companheira constante!

Siga em frente!

Parabéns!

Isaac Santos disse...

"Isto aqui, ô ô
É um pouquinho de Brasil iá iá
Deste Brasil que canta e é feliz,
Feliz, feliz,
É também um pouco de uma raça
Que não tem medo de fumaça ai, ai
E não se entrega não"
(Ary Barroso)

PARABÉNS, Léo... que O Senhor te abençoe mais e mais e concretize teus projetos!!!

Anônimo disse...

Luxo merecido! Parabéns meu querido escritor!

Anônimo disse...

Parabéns Léo Alves, por essa conquista. A festa foi luxuosa mesmo, divina e deslumbrante. Parabéns e muito sucesso.

Muito bom ver que este evento não foi somente o lançamento de seu livro, e que além de comemorar o aniversário de seu avô, você aproveitou a sua festa para criticar o descaso e a desvalorização da cultura por parte do poder público. Parabéns pela critica ao vivo e a cores para quem quisesse ouvir, e para quem não quisesse também, mas ouviu por que merecia. Espero que tais secretários presentes tenham ouvido com atenção as criticas de, não só um jovem autor, mas antes de tudo um habitante do município e do estado carente em cultura.

Parabéns, mais uma vez, por esse evento que com certeza será marcante na sua vida e de todos que estavam presentes.

Anônimo disse...

Parabéns Léo Alves, por essa conquista. A festa foi luxuosa mesmo, divina e deslumbrante. Parabéns e muito sucesso.

Muito bom ver que este evento não foi somente o lançamento de seu livro, e que além de comemorar o aniversário de seu avô, você aproveitou a sua festa para criticar o descaso e a desvalorização da cultura por parte do poder público. Parabéns pela critica ao vivo e a cores para quem quisesse ouvir, e para quem não quisesse também, mas ouviu por que merecia. Espero que tais secretários presentes tenham ouvido com atenção as criticas de, não só um jovem autor, mas antes de tudo um habitante do município e do estado carente em cultura.

Parabéns, mais uma vez, por esse evento que com certeza será marcante na sua vida e de todos que estavam presentes.

Joelson Cardoso

Anônimo disse...

OLHA, JÁ VI E LI DE TUDO NESSA VIDA, MAS UM LIVRO COMO ESSE EM QUE VOCE FEZ TANTA PROPAGANDA....POR FAVOR MEU CARO, ISSO É UMA PORCARIA, UMA LEITURA DE QUINTA, SEM NEXO, TÍPICA DAS SABRINAS E JULIAS DE ANTIGAMENTE.

E ACHO QUE VOCE DEVERIA DEIXAR DE FICAR A TODO CUSTO DIZENDO QUE QUER IR PARA PORTUGAL , AQUI NO ASD, NINGUEM VAI TE DAR A PASSAGEM E ACHO QUE VOCE NAO SE TOCOU AINDA DE QUE NINGUEM TE SUPORTA MAIS POR LÁ VIADO, TOME TENTO E VAI LIMPAR AS IGREJAS DE OURO PRETO.

BY
SANDRA HEIBERT - ESTOU NA SUA COLA E SEREI SAUA PIOR CRITICA. KKKKKKK