terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Geração Futura Universidades Parceiras

Pois é, meus caros, mais um Geração Futura - Oficina de vídeo realizada pelo Canal Futura na Fundação Roberto Marinho no Rio de Janeiro. Dessa vez participei como universitário. Sim, o Canal Futura tem dois tipos de oficina: O Geração Ensino Médio e o Geração Universidades Parceiras, e eu tive a honra de poder participar das duas! Fui representando a UFOP, a universidade federal de Ouro Preto - Minas Gerais.

A diferença entre as duas oficinas é crucial: não apenas no conteúdo explorado pelos ministrantes dos workshops mas pelos participantes. Os universitários são muito mais sizudos. Se acham no direito de fazerem intervenções que, pra mim, soavam como preconceituosas e arrogantes. Mas, enfim, é a vida e o mercado de trabalho está cheio de peças e pessoas assim. Graças a Deus pude passar as duas semanas de oficina tranquilo, pois sabia que, embora tímido, estava bem a frente de muitos ali. Por que? Porque simplesmente enquanto todos preferiam correr pra Lapa numa sexta a noite, beber todas, fumar e festejar não sei o que, eu esperava, ansioso o encontro marcado com Aguinaldo Silva (autor de novelas da Tv Globo).

Nessa temporada no Rio, tive muitas provas de que estou no caminho certo, de que este mesmo caminho é tortuoso e complicado, cheio de remendos e peças importantes, mas que, é claro, temos que passar por todas as experiências. A experiência é ainda mais importante quando se trata do meio jornalístico no qual eu estou vinculado. É muito melhor falar de gente quando se conhece gente, é muito mais fácil falar de desafios quando se conhece muitos deles. Durante essas duas semanas no Rio vi pessoas que, sequer, passam ou passaram por problemas financeiros, e esse é um tipo de "problema" por qual todos deveriam passar. Quando se passa por dificuldade, quando se vence uma luta dá-se mais valor, escreve e cria com mais naturalidade e vivência.

Essas semanas de fevereiro que passeio no Rio ao lado de pessoas interessantes e profissionais ficarão guardadas aqui como experiência, como prova de aprendizado e fortaleza.

Durante a estadia no Rio, também tive a oportunidade de visitar as instalações do Projac - CGP, o grupo Afro-Reggae, a esposição "O mundo mágido de Echer" no CCBB, e alguns pontos turísticos famosos do Rio.

Algumas imagens da estada no Rio.




8 comentários:

Spectro - Méier disse...

Você está no caminho certo ! Somado à sua força de vontade (e talento), tenho certeza de que triunfará muito em breve. Estou na torcida ! Abs.

Marcos Silvério disse...

Léo,

Estou muito orgulhoso de você, de tudo que vem demonstrando e conquistando.

Siga em frente. Não desista dos seus sonhos. O ser humano tem um poder incrível de realizar. Basta botar na cabeça e fazer acontecer. Assim como você está fazendo.

Tomar a iniciativa faz uma diferença de 1.000%. Se você ficar esperando, a coisa pode acontecer, mas a possibilidade é remota. Mas, quando você toma a iniciativa tudo se torna possível.

Devido às circunstâncias da vida, adormeci meus sonhos por mais de 20 anos. E como me arrependo disso hoje! Naquela época morava numa cidadezinha de interior de Minas, e as coisas só acontecem no eixo Rio-São Paulo, você sabe muito bem disso. Não tinha a internet, que aumenta absurdamente a concorrência, mas potencializa as oportunidades.

Enfim, hoje continuo aqui na luta, mas o 20 anos perdidos, acho que jamais serão recuperados...

Queria muito ir ao Rio de janeiro agora no carnaval. Estava com passagem comprada e tudo, mas infelizmente tive um problema de saúde e não será possível ir. Terei de esperar mais uns meses.

Quem sabe não vá na "Master Class 3"?

Sucesso, garoto! Faça acontecer!

Mayara Dias disse...

Parabéns Léo
É entusiasmante ver sua força de vontade e sua paixão pelo que faz, passar por dificuldades durante nossa caminhada, tem sim muito peso, e nos ajuda a a volorizar e pontencializar nosso sonho, você está caminhando dia após dia,e parece ter qualidades que te beneficiam a realizar.Acredite, torço por você!(venho te "seguindo" porque também tenho sonhos que para os outros parece impossível, mas para nós não, então é bom encontrar alguém que sonha tão alto como eu, e que tem confiança e positividade,requisitos para alcançar!Abraço

Isaac Abda disse...

é isso aí, Léo... tudo o que vem acontecendo com você prova a sua força, determinação e resiliência...

torço para que mais e mais realizações se tornem possíveis em sua trajetória...

um abração, brother!!!

Marcos Silvério disse...

Léo,

Preciso entrar em contato contigo com uma certa urgência.

Preciso de umas informações.

Pode fazer a gentileza de entrar em contato comigo pelo e-mail:

bysilver_br@yahoo.com ?

Aguardo contato.

Abraço

Mayara Dias disse...

Léo, eu te adcionei no orkut para te dar meu endereço!
Meu email: mayara.pereira@hotmail.com
Qualquer coisa entre em contato por email.Abraço

André Luís Cia disse...

Léo,

Esta é a primeira vez que escrevo aqui, mas já fica assumido que serei um comentarista assíduo do seu blog, pois gostei muito de tudo o que li até agora.
Assim como vc, sou um eterno sonhador e não desisto dos meus sonhos. Tenho sempre um plano B na manga.
EStou ainda caminhando pra fazer o meu blog. Ele até já existe, mas não consigo formatá-lo como quero, por isso, dei unma parada. Porém, quero mudar e fazer disso uma gostosa rotina.
Fui convidado para fazer um curta aí no Espírito Santo como diretor de produção, mas é só em abril e tenho que ver se até lá nºao estarei trabalhando.
Será um prazer se puder conhecê-lo. Fiquei muito feliz ao ler seu relato sobre o encontro com o Aguinaldo. Aconteceu o mesmo comigo, mas em Portugal com um grande autor brasileiro que escreve novelas lá.

André Luís Cia disse...

Não estou achando o link para ser seguidor do seu blog. Onde está?